quinta-feira, 31 de maio de 2012

E a essa altura... um curso de filosofia! Era só o que faltava!

Na semana passada, a palestrante na aula inaugural, e nossa futura mestra, já comentava os possíveis olhares de desconfiança que receberíamos de nossos amigos, frente à notícia de que estamos matriculados num curso de "Filosofia à Maneira Clássica".
Esta percepção é compartilhada, e se tornou motivo de brincadeiras, entre todos os que conheci na Nova Acrópole (www.nova-acropole.org.br), uma associação cultural internacional, sem fins lucrativos, que dissemina cultura, o voluntariado e a filosofia.
E, para dizer a verdade, foi apenas ontem, após a primeira aula com a nova turma, que eu mesmo percebi o porquê decidi dedicar todas as noites de quarta-feira, e muitas horas de leituras, pelos próximos cinco meses! Ontem à noite, após duas horas de diálogo, pude perceber o quanto tenho para aprender!
Hoje, no atual período de nossa história, tanto como pessoas quanto sociedade, é mais do que oportuno resgatar alguns temas, como ética e moral... Conceitos que estão caindo na banalidade, utilizados de maneira quase irresponsável por pessoas que dispõem de muito espaço na mídia, pelos "motivos errados".
Perdemos a essência proposta pelos filósofos clássicos, que acreditavam no pleno desenvolvimento através das virtudes, com o propósito da busca pelo bom, o belo e o justo!
Criamos antipatia pela expressão "moral", relacionando-a com a ideia de "moralismo", esquecendo que "vida moral implica em praticar cada uma das ideias que aceitamos como formadoras da ética". Ela é a prática de nossos valores!
Porém, o maior aprendizado desta primeira aula foi uma pequena frase, sobre as virtudes do discípulo, que reproduzo a seguir:
"Há três virtudes básicas que caracterizam o discípulo: Devoção, Investigação e Serviço. Vemos nisso a complexa integração do ser humano em ação. Sua devoção, mediante a fé, o aproxima das verdades necessárias, mas sua vontade de buscar unicamente a verdade obriga-o à investigação. Quando pela investigação conecta-se finalmente ao verdadeiro, põe-se à sua disposição mediante o serviço de seus pensamentos e atos."
De fato, em minha opinião, "você só sabe que realmente aprendeu algo quando passa a ensiná-lo e servir como exemplo do seu conhecimento!" (RGiuliano)
Talvez precisamos mesmo resgatar um pouco dessa devoção, de nos dedicar de verdade à aprender, dando-nos a chance de investigar, de explorar novos pontos de vista e a verdade para, então, colocar nosso conhecimento a serviço de um bem maior.
Pois é, isso é filosofar! Refletir através do diálogo e se propor novas ações!
E isso tudo com apenas duas aulas!!!


RGiuliano,
explorando novas formas de aprender mais!

Um comentário:

  1. RGiuliano, momento oportunidade para eu refletir esse assunto, tudo a ver com o que estou passando.

    Transformações a todo instante.

    ABS

    ResponderExcluir

Para que este seja mesmo um diálogo, queremos ouvir você!!!
Deixe seu recado, sua visão, não meras críticas, porém, muito mais conhecimento agregado!
Manda aí!